top of page

Termo de Fomento 2019TR1537

   Atualmente, ICAF-SC possui um Termo de Fomento ativo sob o nº 2019TR001537 intitulado de “Apoio Financeiro ao Instituto de Cooperação da Agricultura Familiar de Santa Catarina – ICAF-SC”, que tem por finalidade dar suporte financeiro a entidade, garantindo a capacitação de jovens e mulheres da agricultura familiar e agricultores familiares no geral, visando realização de seminários regionais, encontros estaduais, aquisição de veículos, notebooks, data show e contratação de colaboradores para a execução do projeto. O desenvolvimento das atividades ocorrem nas regiões Oeste, Extremo Oeste, Meio Oeste, Sul e Região Norte catarinense.

   O projeto possui no total 8 METAS, são elas:

✔️Meta 1: Aquisição de veículos e equipamentos – na primeira parte do projeto foi realizada a compra, através do recurso, de dois veículos para facilitar e auxiliar no deslocamento dos colaboradores para execução do projeto, um notebook e um data show para a elaboração e apresentação do material didático desenvolvido, respectivamente.

✔️Meta 2: Horas técnicas de formação e capacitação para execução integral do projeto - Nesta segunda etapa foi realizada a contratação de um coordenador responsável pelo desenvolvimento do projeto, dois coordenadores pedagógicos para elaboração do material didático e desenvolvimento das metodologias, e no mesmo sentido, um assessor pedagógico que ficou a cargo da elaboração técnica, especificamente, do material pedagógico. Além disso, foi admitido um assessor administrativo para a resolução burocrática, uma assessoria jurídica para acompanhar o andamento do projeto dentro dos padrões do regime interno e legislação vigente e um assessor de comunicação e marketing responsável pela divulgação das atividades.

✔️Meta 3: Treinamento e Desenvolvimento de pessoas – esta meta é desenvolvida em duas cidades principais de encontro: Chapecó e Lages, em Santa Catarina. Nesta parte, as atividades previstas possuem como foco principal capacitar os colaboradores dos sindicatos filiados a FETRAF-SC, especificamente, sobre atendimento ao público, legislação e benefícios previdenciários, emissão de notas eletrônicas de produtor rural, declaração de imposto de renda, emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e sistemas de gestão e finanças. Além disso, essa meta aborda debates sobre o a própria identidade do colaborador, como participante ativo junto as lutas dos agricultores e agricultoras familiares e a necessidade de se compreender a importância delas.

✔️Meta 4: Seminários Microrregionais – nesta meta é apresentado seminários sobre as Cadeias Produtivas na Agricultura Familiar, se debate e capacita sobre os desafios dessas cadeias, com ênfase na agroecologia, agroindústria familiar, produção de horti e sucessão familiar. Esta etapa pode ser considerada a mais extensa, em razão de serem realizados em duas etapas por cada munícipio listado no projeto, em Santa Catarina, os quais, são: Caçador, Dionísio Cerqueira, Pinhalzinho, Chapecó, Rio do Sul, Jaguaruna e Lages. 

✔️Meta 5: Seminários/Intercâmbios Estaduais / JUVENTUDE – Essa meta tem foco principal a capacitação e o debate sobre as alternativas de produção e a permanência dos jovens na agricultura familiar, buscando modelos de produção que contemplem as expectativas da juventude no campo com trabalho digno, que garanta renda e lazer. Nesta meta foram divididas em duas etapas nos municípios de Dionísio Cerqueira, Santa Rosa de Lima, Chapecó e Lages.

 

✔️Meta 6: Fórum Estadual – nesta meta é realizado um Encontro Estadual da Agricultura Familiar, trazendo o debate sobre a produção de alimentos, políticas públicas para fortalecimento dos agricultores e agricultoras familiares, o modelo agroecológico como alternativa de produção e os canais e circuitos de comercialização. A primeira etapa é realizada em Lages e a segunda em Chapecó.

✔️Meta 7: Seminário Estadual / MULHERES – esta meta é realizada somente em Chapecó, em duas etapas com dois encontros cada. Tem como foco debater e formar mulheres agricultoras, trazendo temas como papel da mulher na sociedade, empoderamento feminino, relação de gênero e participação das mulheres nas organizações.

✔️Meta 8: Intercâmbio: Dia de Campo e troca de experiência – Nesta última meta, é realizado um dia de campo no Centro de Pesquisa da EMATER em Porto Alegre e Araranguá, no Rio Grande do Sul. O foco é fortalecer os processos organizativos e conhecimentos necessários para a produção da agricultura familiar.

bottom of page